Bem-vindos!
Estudantes da língua japonesa, amantes da cultura japonesa, enfim, todos que tiverem interessados, sintam-se a vontade para acompanhar meus estudos sobre a língua japonesa.
Comecei a estudar quando era criança, mas sem continuidade, e por diversos períodos da minha vida tentei retomar meus estudos mas, por diversos motivos, não consegui dar continuidade aos meus estudos. Até agora.
Tudo mudou recentemente, e agora, em busca da proficiência plena na língua japonesa, retomei meus estudos a todo o vapor!!
Felizmente tenho diversos materiais para estudos, contato frequente com a cultura japonesa, e domínio sobre a língua inglesa para me auxiliar nos meus estudos.
Infelizmente, se você é estudante de qualquer área deve ter notado que conteúdos na língua portuguesa é um tanto quanto escasso se você comparar com conteúdos em inglês e até espanhol.
Pensando nisso, eu resolvi expor minhas descobertas sobre a fascinante língua japonesa para que tantos outros que têm o mesmo interesse que eu, por esse assunto, possam achar aqui o conteúdo que precisam. Também espero conhecer tantos outros que possam compartilhar seus conhecimentos com todos nós!
O japonês é uma língua considerada por muitas pessoas que a estudam como fácil de aprender e estudar. Essa afirmação é baseada no fato dessa língua não possuir tantas exceções em suas regras gramaticais como a língua portuguesa e inglesa. Afirmam também que a maior dificuldade está em dominar a escrita: o Kanji.
O Kanji é um ideograma de origem chinesa importada pelo Japão. É comum os Kanjis serem encontrados em tatuagens, fachadas de empresas, em embalagens de produtos, dentre outros lugares no cotidiano brasileiro. Aqui no Brasil sempre se referem a esses ideogramas como "escrita japonesa" ou "simbolo japonês", apesar de serem originadas na China.
A dificuldade de aprender Kanji é que ao contrario do nosso alfabeto, eles não representam um som e sim um siginificado, e que por isso ele pode apresentar diversas leituras diferentes dependendo do contexto em que se encontra. E a outra dificuldade está em que não é pequena a quantidade de Kanji necessário aprender para ser considerado "alfabetizado". Hoje a lista divulgada pelo governo japonês que informa os Kanji obrigatório no ensino, o Jouyou Kanji, conta com 2.136 ideogramas!
"Mas neeeeem ferraaaando que eu decoro tudo isso, malditos asiáticos!" - Alguns devem estar pensando ao descobrir isso. Mas calma, que através de estudo, dedicação e contato frequente com a língua é possível sim.
Mas devo dizer que a dificuldade que os iniciantes encontrarão ao estudar japonês está na estrutura gramatical que não tem nada a ver com as línguas como a portuguesa e a inglesa, assim como o modo de pensar dos japoneses que reflete totalmente no formato da língua.
Bem, o caminho pode parecer difícil, estranho e até sem sentido em alguns momentos, mas com esforço é possível!!!
Vamos lá então!
Sem comentários:
Enviar um comentário